A forma de batizar, na maioria das igrejas cristãs, é algo estranho e muito diferente ao padrão Escrituristico.
 

Como pode ser?

As Escrituras e a historia dão testemunho completo da verdade.

Um Senhor, Uma Fé, Um Batismo. (Efésios 4:5)

O batismo é o primeiro passo que um novo cristão dá para identificar-se com Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição ( Romanos ). Como tal é de suma importância que se siga o padrão Escriturístico para o batismo. 

Batizado em que nome?
 

Quase todas as igrejas no século XXI seguem a interpretação literal de Mateus 28:19 "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo". Mas nem sempre foi assim. No dia de Pentecostes, na inauguração da igreja Cristã, Pedro cumpriu esta ordem em Atos 2:38 : E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o Dom do Espírito Santo".

Então temos que nos perguntar. "O Batismo Escriturístico deve ser repetindo a ordem, invocando os títulos Pai Filho e Espírito Santo ou cumprindo esta ordem invocando o Nome solicitado o qual é Senhor Jesus Cristo?" Na verdade, deve-se mesmo escolher? Na verdade isto importa? Ambas as citações estão na Bíblia. Será que uma é correta e a outra é errada? Se este é o caso, então a Bíblia não é de confiança. Será possível que os Apóstolos tiveram uma revelação que, de alguma maneira a igreja perdeu?

Fato:  O ato do batismo com as palavras textuais conforme 28:19- Pai, Filho e Espírito Santo- não só é totalmente desconhecido nas Escrituras, mas essas palavras textuais nunca foram usadas durante os primeiro, duzentos anos da história da igreja. O que aconteceu?

A história diz:

Enciclopédia Britânica: Edição 11, volume 3, páginas 365- 366 ( em inglês)
A fórmula do batismo foi mudada do Nome de Jesus Cristo para as palavras: Pai, Filho e Espírito Santo pela igreja Católica no segundo século.

Enciclopédia Britânica: Edição 11, volume 3, página 82.

Em todas as partes, nos arquivos mais antigos diz que o batismo foi feito em Nome de Jesus. 

Enciclopédia Católica: Volume 2, página 263. Aqui mesmo os católicos confirmaram que o batismo foi mudado pela Igreja Católica. 

Enciclopédia da Religião, de Canney: Página 53.

A igreja primitiva sempre batizava em Nome do Senhor Jesus até quando se desenvolveu a doutrina da trindade no segundo século.

Nova Enciclopédia Internacional: Volume 22, página 477

A palavra "trindade" teve sua origem com Terbuliano, um sacerdote da Igreja Católica Romana.

 

Enciclopédia da Religião, de Hastings: Volume 2, página 377.
O batismo cristão se administrava empregando as palavras " em Nome de Jesus".

Enciclopédia da Religião, de Hastings: Vol. 2, p.378.

O uso de qualquer forma trinitária nunca foi sugerida na história da igreja primitiva. 

Enciclopédia da Religião, de Hastings: Vol, p 389.

O batismo sempre era feito em Nome do "Senhor Jesus" até o tempo de Justino Mártir, quando se introduziu a fórmula trinitária.

Enciclopédia Católica: Volume 8

Justino Mártir foi um dos pais da igreja católica primitiva. 

Enciclopédia da Religião de Hastings: Volume 2, página 377. Atos 2:38: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados e receberei o Dom do Espírito Santo."

 

Nome era um sinônimo antigo para "pessoa". Um pagamento sempre se fazia em nome de alguma pessoa, referindo-se ao proprietário. Portanto, sendo batizado em Nome de Jesus, tornava-se Sua propriedade pessoal. "E vós de Cristo, e Cristo de Deus". 1 Coríntios 3:23.


 O que diz a Bíblia: as Chaves do Reino

Mateus 16:19: “ E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.


Nesta passagem das Escrituras vemos que Jesus deu a Pedro as chaves do reino. Qual era a porta do reino que requeria ser aberta com chave? Por qual porta o inconverso necessita passar para entrar no Céu? A porta é o batismo Escriturístico e no Nome correto. Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o Dom do Espirito Santo”.

Como foi que Pedro usou as chaves?


Abrindo o reino para os judeus:


Atos 2:38: “...Em Nome de Jesus Cristo”.


Abrindo o reino para os samaritanos:


Atos 8:16: “... Em Nome de Jesus”.


E para os gentios:


Atos 10:48 “... Em Nome do Senhor”.

Para aqueles que foram rebatizados ao receber melhor entendimento:


Atos 19:5 “...Em Nome do Senhor Jesus”.


O que disse Paulo a respeito do Nome do Senhor Jesus Cristo?


I Corintios 1:13: Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?” Baseado nestas perguntas sabemos que devemos ser batizados em Nome Daquele que foi crucificado.

 

Colossenses 3:17: “E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em Nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Não no Pai, Filho e Espirito Santo, pois são títulos dos ofícios de Deus e não o nome.


Paulo também disse em Colossenses 2:9: “Porque Nele (Jesus) habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. O nome dos três ofícios de Deus  (Pai, Filho e Espirito Santo) é Senhor Jesus Cristo. Quando a  igreja dividiu a Deus em três pessoas (a trindade), ali se perdeu esta verdade.


Note bem que em Mateus 28:19, Jesus mesmo disse: “... batizando-os em Nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo”. A palavra “nome” é singular. Existe um só Nome para Pai, Filho e Espirito Santo e este é  o Senhor Jesus Cristo.


O batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo é o entendimento que os discípulos e os apóstolos tiveram do mandamento de Jesus em Mateus 28:19. Se seguimos o padrão Escriturístico, então podemos esperar resultados Escriturísticos “... e recebereis o Dom do Espirito Santo”.


Outras Escrituras que merecem consideração:


Deuteronômio 6:4, Marcos 12:29, Gálatas 3:20, I Timóteo 2:5, Tiago 2:19 e Apocalipse 4:2

Batismo por imersão ou por aspersão?


Tendo compreendido a importância do batismo no Nome correto, o próximo passo a considerar é o método em si.


A palavra grega “batismo” significa imersão ou Submersão.

O que diz a Bíblia:

Atos 10:47

 “Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?”


João 3:23

“Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.” 


Atos 8:39

 “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.” 


Romanos 6:4-5

 

4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;


Colossenses 2:12

Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos."

 

O que disseram os líderes na Igreja:


João Calvino: Presbiteriano: A palavra batizar significa submergir, certamente que a imersão foi a forma da Igreja Primitiva”.


Martinho Lutero: Luterano: “ Batismo é a palavra grega e pode ser traduzida como “submergir”. Eu insisto que aqueles que forem batizados, sejam totalmente submersos.”


Joao Wesley: Metodista
“ A frase da Bíblia  ‘Sepultados com Ele pelo batismo’ se refere à maneira antiga de batizar por imersão.”

 

Wall: Espiscopal “Com toda certeza foi por imersão que nosso bendito Salvador foi batizado e, certamente da mesma forma, foram batizados todos os primeiros cristãos.


Brenner: Católico: “ Pelos primeiros mil e trezentos anos, o batismo foi submergindo a pessoa debaixo da água.”

Stoudza: Grego Nativo
O verbo “batizar” tem somente um significado. Significa submergir. Batismo e submergir são idênticos. Ao dizer ‘batismo por meio de aspersão’ seria o mesmo que dizer ‘submergir por meio de aspersão’.

 

Jeremias: Patriota Grego
“Os antigos não aspergiam o candidato mas o submergiam”.

Whitfield: Metodista
É algo positivamente certo que a palavra sepultados no texto de Romanos 6:4 refere-se ao batismo por imersão.”

O apostolo Paulo rebatizou os crentes que não haviam sido batizados conforme a fórmula de Atos 2:38.

Atos 19:1-5

1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.


Se você foi batizado de qualquer forma que não foi por imersão completa na agua e em nome do Senhor Jesus Cristo, então você não foi batizado conforme a Palavra de Deus. Considere com muita oração ser rebatizado, porque quando se cumpre o requisito de Deus, então Ele lhe revelará mais de Seu ser a você.
 

 

Batismo de Crianças:

Atos 2:38 nos instrui: E disse-lhes Pedro: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo”. Crianças não podem se arrepender e não tem nada de que se arrepender. Portanto, o batismo de crianças não é Escriturístico.

                Fonte: Believers International
 Traduzido por Crentes da Bíblia do Brasil

Av. Edméia Mattos Lazarotti, 2995,  Ingá, Betim,Mg  CEP 32604-455

 

(31) 99290-8040

(31) 98426-4036

© 2020